BPO financeiro em tempos de crise
Muitos empreendedores foram surpreendidos com o surgimento e o crescimento exponencial do vírus Sars-CoV-2, nome científico do popular coronavírus ou Covid-19, que desde quando surgiu em Wuhan na China, no dia 12 de dezembro de 2019, o mundo não foi mais o mesmo. Inclusive o de negócios.
Aqui no Brasil o vírus foi detectado em março de 2020 e se espalhou rapidamente, causando uma devastação na vida das pessoas que perderam entes queridos, seus empregos e negócios.
Um estudo realizado pelo SEBRAE, aponta que as PME e MEI desempenhavam um papel preponderante na economia brasileira, respondendo por cerca de 54% do emprego formal. Segundo o SEBRAE, o Brasil tinha em maio de 2020 cerca de 17,3 Milhões de pequenos negócios, assim distribuídos:
- MEI = Microempreendedor Individual = 56,7% (9,8 Milhões)
- ME = Microempresa = 38,1% (6,6 Milhões)
- Empresa de Pequeno Porte = 5,2% (0,9 Milhões)
Ainda segundo o SEBRAE, cerca de 522,7 Mil empresas fecharam só na primeira quinzena de junho de 2020 e 99,2% desse total eram empresas de pequeno porte com até 49 funcionários. Contudo, cerca de 60,2% das empresas que fecharam nesse período, relataram que já enfrentavam problemas financeiros antes da pandemia, sendo agravada a partir de então.
Diante do exposto, reforçamos que uma gestão de processos financeiros bem organizada servirá de suporte na tomada decisões estratégicas focando em redução de custos e despesas, melhoria no fluxo de caixa e no capital de giro, fazendo com que a empresa fique cada vez mais saudável financeiramente.
Nós da Accountability Soluções Empresariais podemos te ajudar nessa jornada, aguardamos seu contato:
- E-mail: comercial@accountability.cnt.br
- Instagram: @BPO_Accountability