Como construir lucratividade do seu negócio?

 

Sabemos que é fundamental seguir um planejamento com objetivo de gerar lucro para o seu negócio.

Seguindo os quatros passos abaixo, você irá identificar as oportunidades de melhoria e iniciar a alavancagem do seu lucro em um curto espaço de tempo.

Vem comigo e vamos descobrir juntos como iniciar essa jornada:

 

1º – Separar as finanças pessoais das finanças da empresa

Esse primeiro passo é muito importante, se você ainda não faz, sugiro que faça… os empresários que não separam suas finanças têm problemas para visualizar os custos da empresa e acabam gastando muito além do que deveriam, além de terem a sensação de trabalhar muito e não “ver a cor do dinheiro”.

 

2º – Gerenciar o ciclo financeiro da sua empresa

Ciclo financeiro é quando você compra do seu fornecedor hoje, com pagamento no curto prazo e só irá vender no futuro, sendo que muitas vezes a receita só acontecerá muito após a venda do seu produto ou serviço. Em 30 dias ou parcelado 30, 60 e 90 dias.

Ou seja, saiu dinheiro do seu caixa no momento presente e retornará em um momento futuro, demandando mais saída de recursos em curto espaço de tempo impactando no capital de giro da sua empresa que poderá gerar prejuízo em curto prazo devido à distância entre saída e entrada de dinheiro no caixa da sua empresa.

Esse passo é muito importante e a solução, às vezes, não é vender mais nesse momento, pois vender mais pode significar comprar mais do seu fornecedor que irá demandar mais saída de dinheiro no curto prazo. Se a empresa está no negativo ou não gera lucro suficiente, poderá ter sérios problemas até o retorno desse investimento ocorrer.

 

3º – Reduza os custos do seu negócio

O empreendedor precisa ter visibilidade clara dos seus custos variáveis para melhor analisar a margem de contribuição dos seus produtos e ou serviços, além das despesas fixas para viabilizar o lucro operacional do seu negócio.

Algumas sugestões que podem gerar resultados em curto prazo são negociações com telefonia, internet, bancos e suas respectivas tarifas bancárias, dentre outros.

Coloque uma lupa nos custos e despesas do seu negócio!

 

4º – Aumente o preço do seu produto e ou serviço

Certamente, há concorrentes do seu negócio que consegue vender mais caro que você.

Um pequeno reajuste de preço, trará um impacto significativo na margem de lucro do seu produto e ou serviço. Portanto, além de entregar valor para seu cliente é fundamental precificar de forma adequada seus produtos e ou serviços.

Ah, tomem muito cuidado com promoções e descontos… é preciso calcular de forma adequada para promover essas ações e gerar os resultados esperados.

 

E para finalizar esse breve artigo, gostaria de compartilhar com você alguns lembretes:

    • Dinheiro da empresa é da empresa;
    • Vender não é receber;
    • Receber não é lucrar;
    • Sempre agregar valor ao cliente;

 

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