Estratégia & Gerenciamento de Projetos Organizacionais

 

O Gerenciamento de Projetos Organizacionais (GPO) é um framework composto pelo gerenciamento de portfólios, gerenciamento de programas e gerenciamento de projetos. São integrados juntos aos habilitadores organizacionais, a fim de estarem relacionados com os objetivos estratégicos da organização.

 

O GPO tem um papel importante no desdobramento e compreensão da visão estratégica da empresa, as iniciativas que suportam essa visão estratégica, seus objetivos e entregas de valor.

 

As estratégias organizacionais devem direcionar os portfólios, programas e projetos para que cada um possa contribuir com o atingimento dos objetivos estratégicos.

 

No contexto de um planejamento estratégico o gerenciamento de projetos é o caminho para atingimento de metas e objetivos através de suas entregas alinhadas com a estratégia da organização.

Segundo o PMBOK 6ª Edição o gerenciamento de portfólios, gerenciamento de programas e gerenciamento de projetos contribuem de um jeito único para conquista dos objetivos estratégicos:

 

“O gerenciamento de portfólios alinha os portfólios com estratégias organizacionais através da seleção dos programas ou projetos corretos, priorização do trabalho e fornecimento dos recursos necessários. ”

 

“O gerenciamento de programas harmoniza seus componentes de programas e controla interdependências a fim de realizar os benefícios especificados. ”

 

“O gerenciamento de projetos permite o atingimento dos objetivos e metas organizacionais. ”

 

Os melhores resultados obtidos pela organização são a partir do gerenciamento de projetos organizacional (GPO) alinhado com a estratégia organizacional.

 

Criar e manter uma cultura de alinhamento estratégico, evitará desalinhamento dos objetivos facilitando a realização das metas definidas.

 

Vejam como o gerenciamento de projetos organizacional contribui para alcançar os objetivos estratégicos da organização.